segunda-feira, 20 de junho de 2016

Fundação Casa Atropela TRT/MPT e Começa a Retaliação, Demissões a Vista e com PA Retroativo (vídeo)

A Fundação Casa de São Paulo, mais uma vez demonstra não ter qualquer respeito as decisões prolatadas pelo TRT de São Paulo e as insistentes intervenções do MPT contra os abusos da instituição.

Mais uma vez se colocando acima do poder judiciário trabalhista, a direção da FC se apresenta como soberana da ilegalidade e da impunidade e, desrespeitando o que foi decidido pela sessão de dissídios coletivos começa a retaliar os trabalhadores que participaram da greve de 2016.


Cabe lembrar que no julgamento, a FC foi compelida a não praticar qualquer tipo d retaliação contra os grevistas. No entanto, a FC de forma descarada vem retaliando os grevistas, usa para esse tipo de perseguição a corregedoria da instituição que vem abrindo centenas de processos administrativos absurdos e pior retroativo aos anos de 2012, 2013, 2014, 2015, pois assim tenta passar a imagem que estes PADs são anteriores e assim busca caçar os grevistas.

A todo momento os grupos de watszap noticiam novas notificações, em uma delas os servidores anunciam que na unidade Rio Nilo um plantão inteiro esta sendo processado, em outra uma servidora da saúde da unidade Rio Novo de Iaras, vem sendo perseguida por ter executado seu trabalho corretamente e ter cumprido não só as normativas da FC, Coren e CF, sendo obrigada a entrar em um sistema de rodizio que coloca em risco a saúde de seu filho portador de necessidades especiais.

Mas as retaliações não param por ai. Até mesmo um diretor do sindicato que não participa da panela do presidente da entidade sindical e que é considerado um diretor combativo recebeu na semana passada uma notificação de PAD que apura supostos atrasos dele em 2013. Ricardo Lopes como é conhecido na unidade de Batatais e nas unidades da região, também é blogueiro e utiliza-se de seu blog para informar e mobilizar os trabalhadores.

Ao processar este dirigente sindical combativo, a FC tem como intenção principal demiti-lo e assim calar seu blog, como fez com outros servidores que inclusive participaram da mesa de negociação de 2014, como Adriano Neiva, Michel George Munhoz e Antonio Gilberto da Silva que também usavam seus blogs para informar a categoria e mobilizar os trabalhadores, no entanto foram demitidos sob a alegação de fazerem publicações ofensivas a moral e a boa fama da instituição.

Lembramos aqui que estes servidores também estavam sob a estabilidade e clausula de paz determinada pelo TRT no dissidio de 2014.

Antonio Gilberto da Silva é ex-presidente da entidade sindical e goza de credibilidade junto aos trabalhadores, por isso foi demitido 3 vezes, nesta ultima foi reintegrado em janeiro de 2014, foi eleito para participar da comissão de negociação junto ao TRT por unanimidade,  em uma assembleia que contou com a participação de mais de 1700 trabalhadores. Mas foi demitido logo após em um processo administrativo viciado e que não respeitou o direito do contraditório e da ampla defesa, mesmo estando em afastamento médico junto aoINSS por conta de um acidente de trabalho que a FC se negou  abrir o CAT.

Teve sua demissão anulada em processo trabalhista de 1ª instância, onde o Juiz concedeu a tutela antecipada. No entanto, a FC ingressou com um mandato de segurança que suspendeu a tutela antecipada, o processo encontra-se com recurso ordinário no gabinete da desembargadora Lilian Gonçalves da 18ª turma.

Uma comissão de trabalhadores organizou um abaixo assinado em defesa dos demitidos políticos e pretendem entregar ao presidente do TRT, MPT e aos desembargadores que estão com os processos dos demitidos políticos, entre eles a desembargadora Lilian Gonçalves.

Para muitos trabalhadores, a demissão politica destes servidores tem uma finalidade por parte da FC e que conta com o apoio da entidade sindical, a de impedir que estes companheiros disputem a eleição sindical deste ano, tendo em vista o grande prestigio que todos tem junto a base.

Como se pode verificar, a perversidade da instituição é gritante, porém os trabalhadores prometem reagir e começam a buscar articulações para realizar manifestações junto ao TRT e MPT, visando um intervenção tanto na corregedoria da instituição que funciona como escudo politico da presidência da FC e do governo, como também uma intervenção na entidade sindical que pretende novamente realizar eleições fraudulentas e assim se perpetuar no poder.

Em um video de 18 minutos, o ex-presidente do sindicato Gilberto alerta a categoria para as retaliações e conclama os servidores se mobilizarem contra as fraudes dos PADs e pela garantia das conquistas junto ao TRT.

Click no vídeo e assista.

Por Gilberto Braw