quarta-feira, 3 de junho de 2015

GREVE FUNDAÇÃO CASA: SINDICATO NÃO SABE INFORMAR O QUE FOI APROVADO NA ASSEMBLÉIA


JORNAL LÍNGUA AFIADA


O que foi aprovado em assembléia você sabe?


A lambança sindical feita na ultima assembleia da categoria dia 30.05 pela direção do sitraemfa, pode ganhar novos contornos.

Como já relatado aqui pelo Língua Afiada, (SINDICATO ERRA E SERVIDORES DA FUNDAÇÃO CASA PODEM PERDER DE R$ 1.500 A 3.000 REAIS NOS SALÁRIOS), onde foi apontado os absurdos da assembléia sem as defesas  das propostas, onde se quer a comissão de negociação de base teve o direito de falar. 

Agora,  surge outra duvida cruel para quem achou que o problema da escala 5x2 estava resolvido, uma vez que em seu site logo após a assembléia, o sitraemfa publicou a  seguinte nota "Hoje, 30/05, em assembleia geral da categoria de Campanha Salarial por maioria foi votada e aprovada a proposta do sindicato encampada pelos trabalhadores para manutenção da escala 2x2 já praticada desde 2002 E que as oito folgas sigam com requerimento de apreciação em julgamento no TRT na SDC/Sessão de Dissidio Coletivo."

Mais abaixo, lança uma tabela onde, consta o acordado e o que será remetido para o julgamento da SDC, sendo que a cláusula 19 com o seguinte teor: "escala 2x2 - homologado/8folgas anuais - julgamento da SDC.


A pauta de reivindicações dos trabalhadores traz a seguinte redação:"CLÁUSULA 19ª –DA ESCALA 2X2: Até que seja viabilizada a escala 24X72, será mantida a escala 2X2 com o horário compreendido das 07hs ás 19hs e das 19hs às 07hs, com oito folgas anuais, para os Agentesde Apoio Socioeducativo."
O impasse na mesa de negociação era justamente porque a FC queria a implantação da escala 2x2 seca, sem oferecer nada apenas as 4 troca de plantão que é requerida em outra clausula, por tanto não faz parte da clausula da escala, enquanto os trabalhadores requeriam a escala 2x2 porém com as 8 folgas.

Para que não fosse para julgamento, deveria uma das partes ceder, ou os trabalhadores aceitarem sem nada, usando como compensação as supostas 4 trocas que é objeto de outra clausula, ou a FC aceitar as 8 folgas como requeriam os servidores.

No entanto a publicação do sitraemfa, deixa entender que se pretende ver as 8 folgas serem julgadas pela SDC do TRT, significa que não teve aprovação a proposta da FC, pois caso contrário não seria necessário julgamento, uma vez que, supostamente os servidores teriam aceitado a proposta da FC ou vice versa.


Segundo o Diretor do Sindicato Patrick Morales do Interior, em sua postagem no grupo Casa News do wattszap, "O que foi acertado é 6,65 de reajuste salarial, 6.65 nos tikets, escala 2x2, 4 trocas de plantões, trabalho bipartite, e o resto vai pra julgamento."

Resta por tanto  a pergunta: Qual foi realmente a proposta supostamente aprovada na assembléia?. Uma vez que a FC condicionava a aceitação da escala seca e o sindicato dizia que os servidores aceitavam a escala só que com 8 folgas.

Por todas estas questões, diante da denuncia feita pelos trabalhadores em ata confeccionada após a assembléia e  B.O registrado pela comissão de negociação no 10º DP, é que a comissão vai amanhã tentar se reunir com o desembargador que preside a negociação e levar as denuncias sobre a fraude na assembléia, bem como, pedir providências junto ao MPT segundo informou por telefone Emerson Feitosa um dos membros da comissão.

Com tudo isso, fica evidente que nem os trabalhadores que estiveram na assembleia sabem o que supostamente foi votado e aprovado.

Tiro no pé

O sindicato da categoria tentando manipular o acordo em favor da FC,  pode ter dado um tiro no próprio pé, uma vez que na própria clausula de reivindicação é expressa a condicionadora das 8 folgas e nas atas de negociação no TRT a posição da FC é explicita sem as folgas.


Por tanto, não tem como aceitar a proposta da FC e requerer que o TRT julgue a compensação que são as folgas, pois isso caso tivesse aceitado a proposta da FC o objeto do impasse que era as folgas teria se extinguido, o que não ocorre pela informação do sindicato que diz que vai para julgamento as folgas.

Por seu turno, conforme bem explanou o Dr. Otávio Orsi pelo waatszap : "O Juiz pode ter o entendimento que a há um acordo da manutenção da escala 2x2 e o restante da cláusula indo pra julgamento e, no julgamento pode falar que a cláusula é prejudicada por ser uma cláusula econômica".

Porém, cabe as perguntas: Caso o TRT venha a ter este entendimento, não estaria desmembrando a reivindicação dos servidores conforme cláusula 19 da pauta, impondo assim a aceitação da proposta patronal?

Poderiam os servidores diante desta interferência em desmembrar a cláusula reivindicada pelos trabalhadores em duas partes, continuar a buscar seus direitos individualmente, visto que as folgas eram a condição para a aceitação da escala?

Aguardemos os próximos capítulos dessa campanha para ver o resultado. Certo é que, se o entendimento do TRT for que a exigência do julgamento das folgas significa a recusa da proposta da FC e mandar tudo para SDC, ficará tudo como dantes, inclusive possibilitando a FC continuar com a escala 5x2 uma vez que com certeza vai recorrer e os trabalhadores vão continuar a ingressar com ações judiciais.

Mas a pergunta que não quer calar é: Aqueles trabalhadores que laboram na escala 5x2 e vieram votar na proposta da FC para assim acabar com seu martírio do 5x2, vendo que não foi a proposta da FC que o sindicato diz ter sido aprovada em assembléia mas sim a que já era clausula da pauta, como ficam?

Pois parece que eles mesmos não sabem no que votaram, ou o que foi aprovado.

Por : Gilberto Braw

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por acessar nosso blog, seja bem vindo, cadastre-se e participe, forte abraço GiGi fala Tudo