quinta-feira, 7 de março de 2013

BERENICE GIANELLA VAI TER QUE SE EXPLICAR NA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA

Nesta terça feira 05.03, foi aprovado pela mesa da Assembléia Legislativa o requerimento do Deputado estadual Antonio Mentor PT/SP que convida a Presidente da Fundação CASA/SP a prestar esclarecimentos a comissão de Direitos Humanos sobre as situação critica de segurança e péssimas condições de trabalho a que estão submetidos os servidores desta instituição.

O requerimento de Mentor aprovado com folga pela mesa e que contou com apoio dos partidos de oposição ao Governo do Estado, foi motivado em virtude de sua visita a unidade V. Conceição em 22.02 e pelo que vem sendo levantado por sua assessoria junto as diversas unidades da Capital e do Interior.

As centenas de denuncias recebidas diariamente em seu Gabinete e os relatos trazidos todos os dias pelos seus assessores destacados especialmente para acompanhar e dar apoio aos servidores da Fundação CASA, deixaram Mentor extremamente preocupado, levando ele a mobilizar outros parlamentares em busca de uma medida efetiva contra os abusos da instituição.

CORREGEDORIA

A corregedoria da Fundação CASA é um dos alvos dos levantamentos do Gabinete do Deputado, pois a impressão que se tem é que este departamento não busca apurar a verdade dos fatos sobre as ocorrências na instituição, mas de buscar uma forma de escamotear a responsabilidade gerencial da Fundação, além do que, fragiliza o corpo funcional a tal ponto criando nesses um adoecimento excessivo.

A intimidação produzida por esse departamento nos servidores tem contribuído e muito para a organização dos jovens e as consequentes rebeliões com vitimas fatais entre servidores e adolescentes.

Como bem disse o Deputado Antonio Mentor ao nosso blog " É um absurdo esses relatos que ouvimos aqui quase todos os dias no gabinete......... A corregedoria tem a função de apura a verdade  dos fatos e buscar punir os responsáveis independente do cargo e da função e não de perseguir e responsabilizar apenas os servidores da ponta quando estes também são vitimas da falta de politica governamental para o setor".

FUNCIONÁRIOS ADOECIDOS

Outro ponto que deixou o deputado Antonio Mentor irritado foi a questão dos servidores adoecidos.

O levantamento que vem sendo feito por sua assessoria tem constatando que os servidores estão sendo intimidados a não se afastarem para tratamento médico, pois aqueles que necessitam de ficar longe do trabalho pára tratarem de sua saúde ao retornarem acabam sendo punidos com a transferência de local de prestação de serviço e que na maioria absoluta das vezes são encaminhados para um local  bem pior do que aquele que gerou o adoecimento do servidor.

Com esse procedimento adotado pela direção da Fundação, os servidores ao retornarem, acabam fincando ainda mais doentes e muitas vezes em situação de penúria.

Dois exemplos foram citados pelo Deputado ao nosso Blog, o caso do servidor  Marcos Costa do Grupo de Apoio ( Choquinho)Vila Maria, que, adoecido se afastou para tratamento e ao retornar foi determinado por sua chefia que ele voltasse a prestar serviço no pátio da Unidade Guaianazes, colocando a vida do servidor em risco.

"Neste caso ingressamos com uma medida cautelar que foi concedida pelo Judiciário Trabalhista que determinou o retorno deste servidor ao Grupo de Apoio, em maio será julgado o processo principal e se mantida a decisão servirá de jurisprudência para todos os trabalhadores do Choquinho".disse  Mentor

Outro caso latente e que o vai cobrar a Presidente da Fundação CASA é do servidor Julio Cesar da Unidade de Marília.

Este servidor foi acometido de um adoecimento grave e que necessita de tratamento permanente, sendo que em sua cidade de origem Marília ele já vem sendo acompanhado por uma equipe médica especializada nesse tipo de problema.

No entanto a direção da unidade bem como a divisão, querendo intimidar os servidores daquela unidade e com intuito de punir o servidor, realizaram a transferência deste para a unidade de LINS, obrigando o servidor não só a percorrer um longo caminho entre as duas cidades para prestar o serviço mas também dificultando o tratamento deste, além de colocar em risco sua vida pois se este durante a prestação de serviço sofrer uma crise  com certeza poderá até morrer, visto que a cidade de Lins não possui medicina especializada para este tipo de problema e a distância pode ser um fator preponderante na vida deste servidor.

Comovido com essa situação e como com as centenas de outros casos que tem sido levantado por sua assessoria o Deputado Antonio Mentor desabafou " Que Governo é esse meu Deus, colocam corretamente o infrator perto de suas famílias  mas o trabalhador que merecia ter um tratamento ainda melhor e com maior atenção ao contrário eles jogam para a morte........essas atitudes nos dão a impressão que a Fundação quer exterminar com seus servidores... onde estão os Direitos Humanos destes Trabalhadores"

ASSÉDIO MORAL E SEXUAL

O assédio moral não é novidade nas unidades da Fundação CASA/SP, esse tipo de prática tem sido comum por chefias nos locais de trabalho e parece que com a omissão da corregedoria e da direção da Fundação cada vez mais ganha força.

Porém um fato que tem ganhado força entre as denuncias é o de assédio sexual praticados por alguns cargos de chefia contra as servidoras, chegando ao ponto de haver perseguição, punição e até mesmo ameaças a  integridade das famílias das vitimas.

O caso mais assombroso é o de um diretor de uma unidade em um município próximo de São Paulo, que segundo relatos chegou a agarrar uma funcionária no interior de seu veiculo e com a recusa e repulsa da mesma pela atitude covarde do cidadão, este a perseguiu e inclusive ameaçou a integridade  física de sua família, causando nesta um abalo emocional de tal monta que a funcionária se encontra afastada por problemas psicológicos.

Procurada pela assessoria do Deputado Antonio Mentor, estes constataram que a servidora esta tão abalada e amedrontada que se recusou a falar com medo de represálias, porém não negou a existência do fato.

Diante das denuncias contra este diretor e também contra um pupilo seu que atua no setor de segurança de sua unidade, a assessoria de Mentor foi buscar mais informações sobre o individuo, e descobriu que este já havia sido diretor  em uma unidade no antigo Complexo Tatuapé e em outra unidade também em um município vizinho a Capital.

Em sua passagem no Complexo Tatuapé, este senhor teve um episódio igual com uma servidora que inclusive chegou a gravar uma de suas investidas contra esta, levando ao Sindicato tal denuncia que encaminhou  a então presidente Maria Luiza Granado que acabou não fazendo nada.

Pelo que descreveu os servidores nas denuncias contra este senhor, esta prática por parte dele é comum e segundo uma servidora da unidade que disse " Ele se disfarça de evangélico, mas nunca vi um evangélico que bebe e usa drogas,  fazer o que ele faz com as funcionárias de evangélico ele não tem nada".

Esse tipo de atitude praticada por qualquer cargo com poder de mando é repugnante e deve ser rechaçada.

Amanhã dia 08.03 será comemorado  o dia internacional da mulher, as servidoras da Fundação CASA/SP que sofreram ou que sofrem esse tipo de abuso por parte de suas chefias tem o dever moral de denunciar, para que assim possamos combater severamente esses crápulas que usam de seus cargos para coagir as trabalhadoras e mães de família a servir aos seus caprichos sexuais.

As servidoras merecem igual ou maior respeito por parte de quem gere a instituição  pois estas são verdadeiras guerreiras, com uma coragem invejável, pois além de passarem 12 horas por dia enfrentando infratores em péssimas condições de trabalho e de segurança  na maioria das vezes ainda chegam em suas residências exaustas e ainda tem que cumprir uma outra jornada de trabalho como mães e esposas e só por isso merecem osso respeito e admiração.

Não ao assédio moral  e sexual praticado contra as servidoras da Fundação CASA/SP.

Não se cale, denuncie, pois a grande arma desses crápulas e o medo, por isso colocamos a disposição os tels do Gabinete do Deputado Antonio Mentor e de sua assessoria.

Fone 11 - 38844395 gabinete
        11 - 976333873 gilberto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por acessar nosso blog, seja bem vindo, cadastre-se e participe, forte abraço GiGi fala Tudo