domingo, 24 de março de 2013

ASSEMBLÉIA DA FUNDAÇÃO CASA - VITÓRIA OU DERROTA - CADE A DEMOCRACIA. VEJA OS VIDEOS E TIRE SUAS CONCLUSÕES




Não queremos aqui de forma alguma apontar erros ou acertos, legalidades ou fraudes, mas como cidadãos temos o dever de servir a democracia.

Democracia significa respeitar a opinião do outro, o ponto de vista alheio, as diversidades, pois assim poderemos dizer que somos democráticos.

Quando tentamos impor nossa opinião a força, deixamos de ser democráticos e passamos a ser apenas ditadores, e foi essa a postura de quem jogou objetos na companheira Helena Machado e no Companheiro Edson Brito. 
Ambos companheiros são guerreiros de luta e posso falar com tranquilidade, pois um foi diretor no sindicato comigo ( brito), um dos melhores diga-se de passagem que sempre esteve a frente da luta desde sua militância,  a outra aprendi a admirar pela garra e coragem na luta das 30 horas ( helena).
Tenho certeza que se ambos fossem vencidos hoje em suas posições teriam cumprido na integra a deliberação imposta pela maioria, pelo simples fato de respeitarem a posição da categoria e por serem guerreiros de verdade, pois defendem o que acreditam e não se escondem nos cantos.
Por isso meu repudio a esse tipo de postura agressiva e que não contribui para o crescimento e organização da categoria.
Mas também gostaria aqui de manifestar minha indignação com aqueles que acham que apenas suas opiniões e pontos de vista são corretos, e ao invés de aplicar a democracia em sua integra expondo o debate de idéias e opiniões, ao contrário se tornam tão ditadores quanto aqueles que atiraram os objetos na companheira Helena e no companheiro Brito.
Cercear a opinião de alguém que esteve lá hoje na luta e excluir seu ponto de vista por ser diverso não é se mostrar democrático mas sim truculento, pois se não for do seu jeito ou na sua linha ele poda, ele tem em suas mãos a chave mestra que desliga a democracia a hora que não lhe interessa.
É bem isso que os meios de comunicação burgueses fazem, a Globo, a Record, A Veja, A Folha, enfim me parece que muitos entre nós, principalmente aqueles que se propõem a informar a categoria agem de forma idêntica aos opressores e manipuladores de informação da sociedade, alienando milhões de acordo com seus pequenos interesses burgueses. 
Por entender que o companheiro Pirata tem o direito de expor seu ponto de vista que pelo que vi não foi só o dele, mas de boa parte dos que ali estavam hoje,  abri um espaço aqui para que ele como qualquer outra pessoa possa expor sua opinião, mesmo que eu não goste ou que divirja de seu ponto de vista ou até mesmo que venha a me ofender, pois entendo que a democracia tem que ser praticada em sua plenitude caso contrário nos igualaremos com aqueles que sempre buscamos combater.
Toda vez que se usar um mecanismo de poder para cercear ou impedir que o outro exponha seu ponto de vista serei contrário,  para mim isso se chama autoritarismo, manipulação e não democracia e informação.
Posso até ser criticado pois não retiro os elogios que fiz em publico as pessoas citadas em minha fala durante a assembléia, porém não compactuarei nunca com qualquer forma ou tipo de censura ou de imposição.
Quanto a proposta feita hoje pela Fundação CASA aos servidores, entendo que não foi e não é a melhor para o conjunto da categoria, entendo que na luta ou todos ganham ou todos perdem mas nunca se dividem, pois se divididos uma unica vez para sempre estarão fadados a escravidão.
Juntos os trabalhadores são fortes, separados são alvos fáceis da perversidade do patrão.
Não foi a categoria que saiu vitoriosa hoje mas sim a direção da Fundação e o Governo, pois conseguiram seu objetivo principal não o de economizar centavos, mas sim  o de dividir os trabalhadores e assim fragiliza-los.
Posso não concordar com o direcionamento dado pelo presidente do Sindicato Julio hoje, porém sou bem capaz de compreender sua atitude, visto que este estava entre a cruz e a espada.
Com a direção do Sindicato rachada e um bando de oportunistas querendo dar o abraço de tamanduá, com certeza não é fácil tomar uma decisão e isso fica evidente toda vez que vemos os abraços recebidos pelo presidente e depois as punhaladas que ele toma dos mesmos.
Uma parte da diretoria estava louca pela greve, pois assim se os trabalhadores fossem derrotados no tribunal, eles  e os oportunistas de plantão crucificariam o Julio não com pregos e martelos, mas com pistolas de pressão e grampos de aço usados em obras.
Por outro lado, não decretar a greve que ao meu ver foi a opção da maioria, apertada mas mesmo assim maioria, deixou este com a espada pendurada por um fio de cabelo e apontada para sua cabeça, vez que, quando os holerites forem entregues e uma parcela significativa da categoria perceber que na verdade os 17% são 5% e que no PCCS a maioria vai continuar na mesma, vai ser uma revolta geral.
Nesta ultima situação para alguns talvez será mais comoda, pois do mesmo jeito que hoje o defenderam , amanha o cortarão em pedacinhos e o lançarão aos leões.
Lembrando que muitos dos que se arvoraram em chamar o Julio de pelego hoje, no passado fizeram horas extras durante as greves mas também muitos que reclamaram e não concordaram com seu encaminhamento, no passado lutaram por reintegração, por condições de trabalho, por estabilidade e contra as injustiças e sempre estão presentes nos chamamentos de luta da categoria.
Mas entendo que nem tudo esta perdido, pois se a categoria agir com inteligencia, o sindicato com unidade e ambos com humildade, os espertalhões e oportunistas serão colocados de canto pois estes sempre estiveram do lado do patrão, todos sabemos que  se a Fundação lhes oferecer um carguito ja não mais os veremos na multidão.
Não nos derrotemos novamente trabalhadores e direção sindical, fazer esse tipo de jogo de dividir-se é o jogo do perde perde e ninguém ganha nada, só o Governo e a direção da Fundação.
É só a categoria  e a direção do sindicato acordar e ver que esse foi só primeiro tempo do jogo e não o apito final.
Ainda temos armas letais a nosso favor para combater o inimigo comum que nos massacra e mais que isso nos humilha e nos oprime no dia a dia, colocando em nossas veias em doses certas um veneno que aos poucos nos enfraquece até nos matar.
Mexer na auto estima da categoria sempre foi o forte do governo do PSDB e assim sempre buscaram colocar a todos cabisbaixos e submissos.
Mas a organização e a esperança vivenciadas por todos nessa campanha, elevou a todos a um patamar de que é possível mudar, é possível ser feliz, é possível dizer não mesmo recebendo as migalhas.
Se todos se despirem de seu orgulho, de suas vaidades e de seus interesses pessoais e unir forças para buscar justiça, dignidade, respeito e condições dignas de trabalho, com certeza não haverá divisão entre nós trabalhadores e com certeza empataremos o jogo e ao saborear  o gol de empate, fortalecidos e unidos busquemos para os que hoje foram excluídos o que deles é de direito, assim viraremos o jogo e não mais seremos derrotados.
Creio que este é o caminho para darmos um basta a hipocrisia e a injustiça praticada a anos pelo Governo contra nós trabalhadores, pois na minha humilde forma de ver ainda mais aqui de fora, se continuarmos nessa rota de destruição mutua, com certeza longos anos de escravidão continuarão a pairar sobre a cabeça de todos.
Deixo aqui os videos e fotos da assembléia de hoje para que cada um tire suas conclusões e essa reflexão:
" Quem tenta impor sua opinião de trabalhador  a outro trabalhador na porrada ou tenta impor seu ponto de vista de trabalhador  na censura, não pode se arvorar de democrático, de trabalhador ou de dirigente mas sim de ditador".
ANTONIO GILBERTO DA SILVA



































3 comentários:

  1. O Sindicato Ta Vendidoo Isso é Uma Vergonhaaa

    ResponderExcluir
  2. Gilberto, admiro muito vc, pois no passado, quando fazia parte do sindicato, me ajudou muito. Engraçado que vcs que faziam parte trabalhavam, iam aos seus postos de serviço, conseguiam conciliar o trabalho e a luta pela categoria. Hoje não é assim. As pessoas apenas ocupam a vaga no posto de trabalho mas não aparecem. Pelo menos é isso o que acontece com uma das pessoas que trabalham no centro em que trabalho. Não estive na assembléia, por problemas pessoais, mas li seu relato e concordo com o que disse. Infelizmente, não confio no sindicato que está aí, portanto.....Não devemos desanimar, mas as condições de trabalho estão deixando a desejar.....

    ResponderExcluir
  3. eu estava sim a favor da greve ,pois na assembleia do dia 16 sim gritamos greve porque queriamos uma proposta que seria boa para toda a categoria , ao invés dos que votaram a favor do plano que só pensaram no que eram bom pra eles que são nivél 1 e estão chegando agora na fundação..

    ResponderExcluir

Obrigado por acessar nosso blog, seja bem vindo, cadastre-se e participe, forte abraço GiGi fala Tudo