quinta-feira, 8 de novembro de 2012

QUEM É, DE ONDE VEM O CORREGEDOR DA FUNDAÇÃO CASA?


                                    Hoje durante uma reunião com trabalhadores da Fundação CASA, onde eram discutidos assuntos tais como: P.C.C.S, Condições de Trabalho, Segurança, Atuação do Sindicato da Categoria  e o Excessivo Numero de processos Administrativos, uma pergunta  feita por um Agente   Educacional chamou a atenção de todos : " Quem são e de onde vem os corregedores da Fundação CASA?"
                                          Esse questionamento intrigou a todos os participantes que passaram a explanar suas opiniões sobre  atuação, postura e posição do atual ocupante deste cargo que, nas rebeliões que acabam sendo noticiadas pela imprensa, apresenta um discurso que deixa nos servidores o entendimento que, a apuração a ser realizada nesses eventos, sempre é no sentido  de verificar se há responsabilidade dos servidores.
                                         Quanto a atuação e postura do nobre corregedor, houve divergência entre os presentes, visto que para uns ele atua dentro da legalidade mas é autoritário.  Já para outros ele não atua dentro da legalidade e por isso posa de bonzinho e atencioso.
                                             Porém no quesito posição houve unanimidade entre os presentes, pois acham que todas as vezes que este chega as unidades para apurar alguma denuncia ou rebelião, este já chega com  posição formada de prejudicar os servidores, beneficiar os internos e isentar a direção da instituição de suas responsabilidades.
                                             Como sempre e em qualquer debate entre pessoas que buscam uma resposta para o que lhes é desconhecido, várias suposições a respeito da origem deste nobre corregedor foram aventadas, entre elas uma que chamou a atenção de todos, foi  de um boato que rolou em algumas unidades  quando o seu antecessor na corregedoria foi demitido.
                                             Tal boato, dava conta de que, o ex corregedor havia sido demitido porque seu cargo seria ocupado por alguém que já havia militado na pastoral do menor ou nos direitos humanos, para desta forma tentar atrair a confianças das entidades de defesa dos direitos da criança e do adolescente e ao mesmo tempo silenciar estas, como haviam feito com o sindicato que, segundo o mesmo boato não mais atacava a direção da instituição porque supostamente alguns diretores haviam indicado parentes para exercerem cargos de confiança.
                                        O interessante é que todos lembraram que realmente na época em que este boato foi lançado , a maioria dos funcionários não acreditaram por se tratar de fofocas da radio peão e sem fundamento.
                                          Mas como sempre dentre os debatedores  tem aqueles que ficam quietos até os 45 do segundo tempo e quando  a maioria dos presentes já fazia piadas sobre esta possibilidade aventada pelos boatos, um senhor muito sério e experiente chamou todos a razão, com um tom de indignação e atraiu a atenção de todos dizendo : " vocês estão brincando mas é serio isso, e, se vocês fizerem uma retrospectiva irão constatar que daquela época para cá o sindicato tem se omitido em quase tudo na hora de nos defender e muitos diretores do sindicato parecem cabos eleitorais da Presidência da Fundação.  Se vocês observarem de lá para cá também, as entidades de direitos e  defesa dos internos pararam de  denunciara a Fundação e as sindicância e PA,s aumentaram consideravelmente. Então precisamos apurar isso, porque se não for boatos apenas temos que tomar providências  contra o sindicato e contra a corregedoria, porque isso caracteriza um complô contra os trabalhadores."
                                    A fala feita com sabedoria, por uma pessoa experiente como aquele servidor, deixou a todos com a pulga atrás da orelha inclusive alguns novatos.
                                 Cabe-nos aqui apenas relatar o debate ocorrido durante esta reunião,porém em nossa  humilde opinião, os servidores e servidoras da Fundação CASA, dentro do direito, da legalidade e da moralidade ,deveriam buscar informações sim sobre estas questões levantadas e que torcemos para que sejam realmente apenas boatos.
                                   Por ser o sindicato uma entidade de representação dos trabalhadores e a Fundação um órgão Público onde estes trabalhadores prestam serviço, possuem legitimidade para buscar informações sobre os ocupantes de cargos de confiança da instituição e a quem estes estão ou foram ligados. 
                               Os trabalhadores e trabalhadoras devem sempre buscar e criar mecanismos de proteção aos seus interesses e a seus direitos, como bem falou aquele senhor durante a reunião, e se não forem apenas boatos?.  E se isso tiver ocorrido mesmo?.
                                   Em uma simples análise se todas estas questões viessem a ser verdadeiras, caberia aos trabalhadores torarem medidas jurídicas e politicas contra os dirigentes do sindicato entre estas a expulsão daqueles que indicaram alguém em cargo de confianças da empresa, pois caracteriza traição e os devidos processos civil de reparação e criminal, por se utilizarem do cargo de dirigentes para auferir beneficio ou vantagem para si ou para outrem.
                                   Já contra a Fundação caberia uma ação judicial de anulação de todas as sindicâncias e punições que envolvam servidores e adolescentes em advento de rebeliões ou em qualquer outro tipo de situação onde o servidor venha ser acusado por adolescente ou de ter cometido alguma arbitrariedade contra este. Os membros da corregedoria que apuram, conduzem e julgam  as sindicância e PA's, devem ser totalmente isentos de qualquer opinião própria, estes tem que atuar com imparcialidade ou seja não podem já iniciar  o processo com uma posição formada ou influenciada pela sua atuação profissional em algum momento em defesa  de alguma das partes envolvidas, visto que isso caracterizaria sua suspeição e colocaria em duvida a lisura  e transparência do processo.
                                  Como sempre diz os provérbios populares: " faça por ti que te ajudarei." " onde há fumaça há fogo" " prudencia e dinheiro no bolso,canja de galinha não faz mal a ninguém".
                                       
                                      

                                              

2 comentários:

  1. Esta pessoa que está ocupando o cargo, foi uma troca de favores entre uma ex-presidente da antiga FEBEM com a atual presidente.Só que as cagadas dele estão com os dias contados, pois também fui vítima de um erro crasso desta pessoa, pois agiu com más intenções à pedido do ex-diretor regional e da ex-diretora da unidade.Segura a bomba Jadir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. segundo boatos este mesmo sr fez concurso para advogado na fundação e não passou, isto pode ser confirmado com a vunesp, depois entrou como cargo de confiança.

      Excluir

Obrigado por acessar nosso blog, seja bem vindo, cadastre-se e participe, forte abraço GiGi fala Tudo